quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Os recursos do Mundo e a Consciência



“(...) nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.” Romanos 14:14
“(...) Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.” Romanos 14:20
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.” 1 Coríntios 10:23-24

Havia uma preocupação com certos alimentos e situações que seriam impuras, que maculassem a alma dos judeus. Paulo, porém, estabelece que o que macula a alma são os pensamentos e os sentimentos e não as coisas em si, o que foi uma grande quebra de paradigma e ainda hoje é.

Nós teimamos em colocar fora de nós as responsabilidades por nossas vidas.

“Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Por que tanto a mente como a consciência deles está corrompida”  Tito1:15

A mensagem está clara, é um convite ao respeito ao livre arbítrio próprio e dos outros. Somente cada um pode dizer o que é ou não bom para sí, e por outro lado que procure purificar seu íntimo antes de preocupar-se com a pureza das coisas.

Por outro lado também estabelece uma ordem de importância entre as coisas e as pessoas. As pessoas são mais importantes que as coisas e não o contrário, o que encontra base na frase de Jesus: “Deus fez o sábado para o homem e não o homem para o sábado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário